Como escolher óculos de sol antes de ir à ótica?

 

Se a sua ideia ao comprar óculos de sol é experimentar uma variedade de modelos e ver qual fica melhor no espelho, essas instruções te levarão a um outro nível. Você já pensou em proteção contra raios ultravioleta? Durabilidade? Visibilidade? O formato da sua cabeça e rosto? Há mais para comprar óculos de sol do que boa aparência!

 

 

Escolhendo óculos de sol por proteção

 

Os cuidados com a visão devem estar em primeiro lugar. A exposição excessiva aos raios UV pode causar uma variedade de problemas para os olhos, como catarata, queimaduras e câncer.

 

Se você quer que seus óculos de sol te proteja desses riscos, procure por lentes que bloqueiam pelo menos 99% dos raios UVB e pelo menos 95% dos raios UVA. Procure também a quantidade de proteção que os óculos de sol vai lhe proporcionar. Olhe o quanto você pode ver em volta da armação – os óculos de sol deixam entrar o sol do topo ou dos lados?

 

Você está adquirindo esses óculos de sol para esportes ou passar um tempo significativo ao ar livre? Escolha aqueles com um bom ajuste, possivelmente com apertos de borracha nas pernas. Se eles são para pesca ou uso na água, a polarização é uma necessidade; óculos polarizados fornecem mais proteção solar.

 

Procure resistência a arranhões, muitas lentes têm revestimentos muito frágeis. Se você está gastando muito dinheiro, você quer que eles durem. Felizmente lentes danificadas podem ser substituídas para a maioria dos modelos.

 

Decidindo um estilo

 

Selecione um tamanho. Os óculos de sol vêm em todas as formas e tamanhos! Geralmente, encontre um contraste entre o formato do seu rosto e o modelo da armação. Por exemplo, se você tiver uma face redonda, armações mais angulares funcionarão bem e, se seu rosto for mais quadrado, um modelo de armação mais arredondada ficará mais bonita. Aqui estão alguns estilos populares:

 

    • Espelhados – Revestimento espelhado na superfície. Usado muito pelos policiais nos Estados Unidos. Eles geralmente vêm em uma forma de aviador.
    • Aviadores – Lente em forma de lágrima e armações de metal finas. Frequentemente usado por pilotos, militares e policiais nos Estados Unidos. Bom com qualquer forma de rosto, mas melhor com formatos ovais.
    • Wayfarers – Desenvolvido pela Ray-Ban, ele deixou de ser um modelo da marca para virar um gênero da indústria, caracterizado pela armação levemente curvada e design clean. Combina com qualquer look e ocasião.
    • Redondos – Popularizados por John Lennon e Ozzy Osbourne. Eles não são muito eficazes em manter a luz fora de seus olhos, no entanto.
    • Máscara ou Wrap-around – Associado ao atletismo e esportes radicais.

 

Use o formato do seu rosto para ajudar você a escolher a armação do óculos de sol. Recomenda-se o seguinte formato de rosto correspondente ao estilo de óculos de sol:

    • Rosto oval: O tipo oval geralmente tem o “formato de rosto perfeito”, e pode usar qualquer estilo de óculos. Evite estruturas muito espessas ou muito finas. Não escolha armações maiores que a largura do seu rosto.
    • Rosto quadrado: como esse formato de face tem linhas e bordas bem direitas e pronunciadas, escolha óculos redondos para equilibrar esses recursos. Certifique-se de que as armações não sejam muito grossas. Tente escolher óculos escuros mais largos e evite óculos retangulares com cantos afiados.
    • Rosto redondo: Um rosto redondo tem bochechas e queixo mais largos. Escolha óculos de sol poligonais ou quadrados que tenham um design de ângulo para equilibrar isso. Procure armações mais grossas.
    • Rosto longo: escolha lentes maiores e a armação poligonal para modificar uma face longa. Óculos de estilo retrô ou óculos esportivos podem ser considerados.

 

 

Escolhendo a cor da lente com sabedoria

 

Note que a cor das lentes não afeta apenas o seu estilo, ela afeta o quão bem você detecta o contraste e diferencia as cores. Algumas cores aumentam o contraste, o que pode ser útil; no entanto, isso geralmente acontece às custas da distinção de cores, o que pode causar problemas (quando você está dirigindo, por exemplo, e precisa ser capaz de diferenciar claramente as cores de um semáforo). Alguns óculos de sol vêm com lentes intercambiáveis para que você possa mudar a cor facilmente, dependendo do que estiver fazendo.

 

    • As lentes cinzas reduzem a intensidade da luz sem afetar o contraste ou distorcer as cores.
    • As lentes marrons aumentam parcialmente o contraste, bloqueando alguma luz azul.
    • As lentes amarelas melhoram significativamente o contraste porque bloqueiam a maioria ou toda a luz azul, e isso as torna populares entre os caçadores que se beneficiam desse contraste quando olham para alvos contra o céu. Elas são ruins, no entanto, para qualquer atividade que requer reconhecimento de cores (como dirigir!).
    • Óculos de sol azuis e verdes aumentam o contraste com uma bola de tênis amarela.

 

Verifique se há distorção. Segure as lentes contra uma lâmpada fluorescente. Conforme você move os óculos para cima e para baixo, verifique se não ocorre a distorção de onda. Se isso não acontecer, isso é um bom sinal.

 

Viu como é importante saber qual tipo de lente escolher antes de comprar um óculos de sol? Também recomenda-se ter atenção em relação ao tipo de proteção que elas oferecem, tanto quanto ao estilo mais adequado para o formato do seu rosto. Tem alguma dúvida ou algo que ache importante na hora de escolher um óculos de sol? Deixe seu comentário.