O que é índice de refração e vergência?

Muitos se perguntam: – O que é índice de refração? Esse questionamento surge muitas das vezes quando vamos ao oftalmo e recebemos nossa receita em mãos. E por isso vamos explicar para você como funciona.

 

Vamos começar  com alguns conceitos:

Índice de Refração – Este termo pode ser determinante em relação a espessura da lente e em relação a seu valor também. O índice de refração é o poder que uma lente tem de mudar a direção dos raios de luz e acertar o foco através da mesma. Isso pode ocorrer por meio de diversos materiais como: vidros, lentes oftálmicas, água, entre outros.   

Toda lente independente do seu material possui um índice de refração que determina além de sua espessura a velocidade que a luz passará por ela.

Mas você sabia que não é somente o índice de refração que define a espessura da lente o poder de vergência desta também ajuda a definir até que ponto uma lente pode ser afinada e isto serve para qualquer tipo de lente independente do problema de visão que você tenha seja ele para miopia (-) , hipermetropia (+) ou astigmatismo ( cilíndrica).

Vergência – É a capacidade que uma lente oftálmica tem de desviar ou convergir a luz para sua base.

Vamos explicar melhor:

Uma lente que tem como matéria prima policarbonato, devido ao seu poder de vergência acaba sendo mais fina do que  as lentes de resina, isto quando realizamos uma comparação com uma lente -600 por exemplo. O material no qual é composto as lentes também é determinante  no índice de refração.

O fato de uma lente de policarbonato possuir um poder de vergencia muito grande faz com que a  quantidade de material para produzi-la seja bem menor. E assim a lente de resina é o oposto, pois a mesma precisa de uma quantidade maior de material em sua produção, pois o seu poder de convergir a imagem para a base é bem menor.

Portanto, o que faz na verdade a lente ser mais fina que a outra não é o índice de refração e sim a VERGÊNCIA que esta lente possui, pois quanto maior o poder de vergência, mais fina será a lente oftálmica, interferindo assim em uma menor quantidade de luz que atravessará a lente.

Por conta disso quanto maior o poder de vergência, maior será o seu índice de refração. Por conta disso abaixo está uma tabela com este índices de refração.

Material                                                                   Índice de Refração

Resina Cr-39                                                                 1.499/1.502

Cristal Comum                                                               1.523

Policarbonato                                                                1.586/1.591

Lentes Médio Índice                                                      1.560

Lentes Alto Índice                                                        Variam de 1.586 a 1.610

Lentes Ultra Alto índice                                                Igual ou Acima de 1.670

Titânio              Hi Light                                                       1.700

Lantânio A        Hi Light                                                1.800

Lantânio B        Hi Light                                                1.900

OBS.

Quanto maior o índice de refração cuja as lentes são minerais (lentes de cristal, hi light), estas acabam sendo pesadas, entretanto são finas. Quanto maior o índice de refração das lentes orgânicas (resina, policarbonato), mais fina será esta lente, porém mais leve.