Lentes de contato e seus cuidados

As lentes de contato podem ser utilizadas para correção ótica ou não, por isso, existe dois tipos: de grau, que serve para correção de problemas óticos e a lente de contato colorida que tem o benefício estético de mudar a cor dos olhos, ambas oferecem o melhor conforto para o cliente.

 

Tipos de lentes de contato:

• Lentes de contato gelatinosas esféricas para uso diário,
• Descartáveis,
• Tóricas,
• Multifocais,
• Filtrantes,
• Terapêuticas,
• Coloridas,
• Lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcarbonadas, híbridas, flexíveis etc. Para sua melhor escolha é preciso passar por um médico oftalmologista.

É importante lembra que o manuseio das lentes de contato exige um certo cuidado, na colocação, na remoção e na limpeza. Este cuidado fará com que sua lente dure mais e tenha sempre uma boa qualidade visual evitando contaminação de bactérias, fungos e outros tipos problemas.

Dicas de erros no uso de lentes de contato:

 Usar as lentes por mais tempo do que indicado pelo médico. É muito prejudicial à saúde e podem causar danos irreversíveis, tais como;
Edema, infecção ou até úlcera de córnea, isso porque a lente usada por muito tempo começa a impedir a passagem do oxigênio e juntar resíduos. Quando a lente começa a incomodar significa que já passou da hora de trocar, neste caso procure seu médico oftalmologista o mais rápido possível.

 Passar maquiagem na parte interna dos olhos.
Quando você passa algum produto na parte interna, pode entupir as glândulas lacrimais, isso pode causar inchaço, inflamação e irritação nos olhos.

 Não higienizar as lentes de forma correta.
Lavar sempre as mãos antes de mexer nas lentes, seguir o protocolo de limpeza do fabricante, lavar com soro, usar a solução própria para cada tipo de lente, etc. Na compra da lente o ideal é comprar junto um kit de limpeza especifica para a lente que está comprando.

 Guardar as lentes na água.
Nunca devem ser guardadas em água e nem serem higienizadas, isso pode causar uma infecção e dor intensa nos olhos, o ideal é usar o soro em ampola de uso único, o soro comum não é recomendado segundo os médicos podem causar danos ao longo do tempo.

 Não trocar de estojo com frequência necessária.
O ideal é trocar o estojo regularmente a cada três meses mesmo estando limpo, isso evitará infecções. Assim sua saúde ocular será conservada por muito mais tempo.

 Comprar lentes sem antes ir ao oftalmologista.
Após passar pelo médico e ir na ótica comprar a lente é necessário ter um acompanhamento periódico para confirmar se a lente que comprou é a adequada. Esse procedimento fará com que sua correção visual seja feita corretamente de forma confortável e prazerosa.

 Compartilhar lentes com outras pessoas
Isso ocorre muito com lentes coloridas e os médicos alegam que usar uma lente que não foi comparada por você em um lugar de confiança, pode trazer muitos danos a sua saúde ocular, infecções e doenças podem ser transmitidas neste ato.

 

Manter a higiene das suas lentes será um fator chave e manterá a saúde dos olhos e correção visual em ótimo estado de conservação. Todos os cuidados acima devem ser seguidos para evitar um dano maior, qualquer dúvida procure seu médico e faça um acompanhamento periódico. A saúde dos seus olhos só depende de você e dos seus cuidados diários.