O que é hipermetropia?

A hipermetropia, ou dificuldade em ver de perto, é um termo comum que descreve uma visão desfocada dos objetos próximos mas que é clara ao olhar à distância.

Para os hipermétropes enxergar de perto é uma dificuldade, a luz que entra nas suas pupilas não se foca na sua retina, mas sim após ela. Isto pode acontecer por os seus olhos serem menores do que o ideal e, assim, as imagens focam-se ligeiramente atrás da retina. Isto faz com que o jornal que você tem nas mãos fique desfocado, enquanto todo o resto que está à distância está bem.

Assim, ver televisão pode ser um problema, mas ler uma placa na auto-estrada provavelmente não será. Isso é hipermetropia — ver as coisas com clareza quando estão longe.

A Hipermetropia é o oposto da miopia (Clique aqui e saiba mais sobre a Miopia).

A dificuldade em ver de perto pode ter diversas causas, mas a hereditariedade, características que são passadas de pais para os filhos, será provavelmente a culpada. A boa notícia é que a hipermetropia pode diminuir e até sumir com o crescimento dos olhos, por isso é comum crianças que apresentam essa disfunção não necessitarem mais de óculos na idade adulta.

Se você ainda não usa óculos mas tem dúvidas se precisa ou não, procure um oftalmologista para avaliar a sua saúde ocular. Enquanto ela não acontece, clique aqui e leia o artigo Conheça: 5 sinais de que você precisa usar óculos!