O que é Miopia?

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Ela apresenta diversas possíveis causas mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas. Sabe-se que há um fator genético, crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia. A miopia geralmente desenvolve-se entre os 8-14 anos podendo progredir até os 20-25 anos de idade, geralmente não ultrapassando de -5,00D.

A prevalência da miopia em países como EUA ou países Europeus gira em torno de 25%. Na China, estima-se que 40% das pessoas tenham mais de 1 grau de miopia. No Brasil alguns estudos falaram em 10% mas esse número deve estar subestimado. Provavelmente é próximo dos países mais desenvolvidos.

Didaticamente podemos classificar os tipos de miopia em:

– Miopia axial, que é causada pelo globo ocular ser mais alongado, com diâmetro ântero-posterior maior que o normal.
– Miopia de curvatura, que é o aumento da curvatura da córnea ou cristalino, trazendo um poder de refração excessivo para um olho de tamanho normal.
– Miopia secundária, que pode ser associada à Catarata Nuclear, quando a degeneração do cristalino o seu poder de refração (miopia de índice ou refrativa); pode também ocorrer após trauma ou cirurgia para glaucoma, pelo seu deslocamento anterior do cristalino.
– Miopia congênita, que é o alto grau de miopia ao nascimento.

Se você vai comprar óculos, conheça um pouco mais a Vision Play, solução que traz as melhores condições em preços e produtos, e você não precisa nem sair de casa! Vision Play, a visão do futuro.