O que é astigmatismo?

O Astigmatismo é uma irregularidade na córnea que deixa sua visão desfocada ao olhar para objetos tanto de perto como de longe.

Se você enxerga as letras desfocadas quando está lendo, talvez faça parte do time de pessoas que compartilham esse que é um problema muito comum.

 

Mas o que é exatamente?

Em termos simples, o astigmatismo é um problema derivado de uma córnea que se estendeu para um formato irregular.
Idealmente a córnea, que popularmente pode ser considerada a lente natural dos nossos olhos, deve ter forma redonda. Quando uma pessoa apresenta astigmatismo significa que suas córneas podem ser oblongas, ou seja, apresentam um formato oval que provoca o chamado erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. Como resultado disto as imagens ficam desfocadas.

Como consequência, crianças e adultos com astigmatismo podem sentir dificuldades para ler um texto ou identificar pequenos detalhes em objetos, tanto de perto como de longe.

Se você leu esse artigo é porque tem cuidados especiais com a saúde ocular. Então vai se interessar também pelo que escrevemos no Dia da Saúde Ocular – Confira 7 dicas para cuidar bem da sua visão, clique aqui e saiba mais.