Escolha corretamente o óculos para o seu filho!

Leia mais

Identificar a necessidade do filho em utilizar óculos é uma tarefa difícil para os pais.

Para isso, é necessário levar a criança ao oftalmologista desde os primeiros meses de vida, para que problemas oculares possam ser identificados e tratados o quanto antes.

Quando observa-se a dificuldade da criança em enxergar algo, o primeiro passo é procurar um médico especialista em oftalmologia, para que possa ser identificado o distúrbio ocular que a criança possui e recomendar o óculos com o grau de correção correto ou outro tratamento específico.

O segundo passo, é a escolha da armação mais adequada, para isso é importante a observação dos seguintes pontos:

Conforto: Como existe uma grande variedade de modelos, é importante observar e optar por armações mais leves e com tamanho adequado para o rosto da criança, pois se for uma armação muito pesada, provavelmente a criança enfrentará dificuldades no uso do óculos.

Opção da criança: É importante deixar que a criança escolha a cor e o modelo da armação, desde que esteja dentro dos parâmetros estabelecidos acima, afinal é a criança quem usará o óculos e ela precisa se sentir bem e confortável com ele.

Supervisão: Durante a escolha da armação, os pais devem verificar se não está apertando atrás das orelhas, se não há incômodo em nenhum lugar (deve-se perguntar isso para a criança) e verificar se as hastes são flexíveis, para que não quebrem facilmente.

Após a escolha das armações, o próximo passo é a escolha das lentes. Elas devem ser de um material mais resistente contra riscos e quedas, afinal a criança não possui os mesmos cuidados que um adulto. Os materiais mais indicados para a confecção das lentes são o acrílico ou o pilocarbonatos.


Após a compra do óculos, os pais devem ensinar a criança a manter seus óculos sempre limpos, utilizando sempre as flanelinhas ou lenços de papel. Além disso, os pais devem ensinar a criança a respeito do uso das correntinhas no pescoço, afim de evitar quedas.

O estímulo ao uso do óculos, inicialmente, é muito importante, pois algumas crianças podem ter dificuldades nos primeiros dias, mas com o passar do tempo devem se acostumar e nem fazer mais caso quanto ao uso. Além disso, o acompanhamento deverá ser realizado de acordo com a orientação médica, que são essenciais para a saúde dos seus olhos.
Para mais informações, procure um especialista!

Fonte: Hospital de Olhos Limongi