5 alimentos para manter os seus olhos saudáveis!

Leia mais

Alimente seus olhos!

Existem alguns pontos essenciais para manter a sua saúde sempre em dia e com excelente qualidade. E não importa a especialidade do médico que você se consultar, todos eles repetirão que é muito importante praticar exercícios físicos corretamente, não fumar e ter uma dieta balanceada. E é sobre esse último tópico que vamos falar hoje. Isso porque além de fornecerem todos os nutrientes que o corpo necessita, existem aqueles alimentos que ajudam a manter os seus olhos saudáveis.

Para te ajudar a incluí-los na sua dieta, preparamos esta lista completa.

 

Veja agora 5 exemplos de alimentos para manter os seus olhos saudáveis:

 

1. Folhas verdes em geral contra doenças degenerativas

As folhas verdes estão presentes em quaisquer dietas que você puder imaginar. Isso porque elas são excelentes fontes de nutrientes, além de ocuparem bastante espaço no estômago com poucas calorias. Para manter os seus olhos saudáveis, elas são excelentes aliados uma vez que são ricas em luteína e vitaminas antioxidantes. Existem estudos que dizem que exatamente essas substâncias atuam contra a progressão de doenças degenerativas. As melhores fontes delas são as couves, a salsa e o espinafre.

2. Peixes para evitar a síndrome do olho seco

Os peixes também são aqueles alimentos que beneficiam praticamente todas as dietas. Eles são excelentes fontes de ômega 3, um ácido graxo essencial no desenvolvimento dos olhos de crianças e bebês. A deficiência dessa substância está associada à síndrome do olho seco, uma condição que afeta a produção de lágrimas nos olhos. Da mesma forma, quando não ingerimos ômega 3 suficiente, as chances de desenvolvermos DMRI são maiores.

3. Vegetais e frutas coloridos para manter os seus olhos saudáveis

Um prato colorido certamente tem bastante variedade de nutrientes. Quando você escolhe alimentos como milho, kiwi, cenouras, pimentões vermelhos e amarelos, uvas e abóboras certamente está ajudando a manter os seus olhos saudáveis. Isso porque eles são ricos em carotenóides, que é exatamente a substância que dá a cor viva desses alimentos. No corpo, ela atua contra radicais livre e reduz as chances de doenças crônicas.

4. Ovos são alimentos que atuam em diferentes frentes

Eles já foram os vilões da alimentação, já se tornaram os queridinhos de quem busca a hipertrofia muscular, mas a verdade é que os ovos são excelentes fontes de nutrientes. São vários deles e que atuarão em diferentes frentes para manter os seus olhos saudáveis. Entre as vitaminas, podemos citar a B12, vitamina A e vitamina D. Também o Zinco, a cisteína e a luteína. Essa última aliada à zeaxantina são excelentes antioxidantes, que previnem a degeneração macular e a catarata.

5. Alhos são amigos da boa circulação

Os alhos são excelentes temperos e trazem nuances deliciosas de sabor a cada alimento. Nesse sentido eles atuam de duas formas distintas pela sua saúde. A primeira delas é que quando o usamos, a quantidade de sal necessária para temperar um alimento diminui. Ou seja, um ponto para o alho contra a hipertensão arterial e suas consequências. Já como ingrediente isolado, ele tem vitaminas C e B1, além de selênio, quercetina e glutationa. Todos esses nutrientes juntos mantêm a boa circulação sanguínea. Além disso, fortalecem as células dos olhos e de todo o corpo proporcionando uma melhor saúde ocular.

O segredo para manter os seus olhos saudáveis é ter uma vida equilibrada de maneira geral. Isso porque muitas doenças que têm consequências para a visão são iniciadas em decorrência do tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e alimentação desregulada. Para melhorar ainda mais a sua saúde, basta acrescentar os alimentos dessa lista à sua dieta e, claro: não se esquecer de manter as consultas com o oftalmologista em dia!

Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo