4 sintomas de miopia em crianças que você precisa conhecer!

Leia mais

Miopia Infantil

Poucas coisas são tão prejudiciais para o desenvolvimento das crianças e para sua qualidade de vida quanto problemas de visão. Não enxergar direito pode causar problemas sociais, de desenvolvimento e até mesmo de desempenho escolar.

Nesse sentido, a miopia é um dos problemas mais frequentes e o ideal é que o tratamento seja realizado o quanto antes. Para conseguir isso, veja a seguir quais são os sintomas em crianças desse problema para que você possa agir rapidamente.

Principais sintomas:

 

1- Dificuldades no aprendizado na escola
Um dos sintomas mais claros de problemas de visão na infância é a dificuldade que a criança tem em aprender na escola. Muitas vezes, as pessoas acham que se trata de uma dificuldade cognitiva ou de déficit de atenção quando, na verdade, o problema é a miopia.
Como têm mais dificuldade para enxergar de longe, as crianças não conseguem acompanhar corretamente as lições, ensinamentos do quadro ou atividade sem geral. Com isso, acabam ficando para trás no quesito do aprendizado.

2- A criança está sempre coçando os olhos ou com eles irritados
Outro sintoma desse problema é que a criança sempre está com as mãos nos olhos, coçando e esfregando de maneira contínua. Essa é uma tentativa de “consertar” a visão que fica embaçada e por isso a criança faz isso de maneira tão repetida.
Mesmo sem coçar, a miopia pode deixar os olhos das crianças constantemente irritados e avermelhados, como se tivessem chorado ou sofrido algum tipo de impacto físico. Novamente, o sintoma pode ser confundido e o que muitos acham se tratar de sono ou irritação natural do olho é, na verdade, um problema de visão.

3- A dor de cabeça é um resultado constante após um dia na escola
Quando a criança nota que não consegue enxergar direito de longe na escola, é comum que ela tente fazer um esforço maior para apurar a visão. Cerrar os olhos, franzir a testa e tentar aumentar a concentração ao máximo possível são tarefas normalmente realizadas por quem sofre com esse tipo de problema.
Como fazem isso de maneira excessivamente prolongada, já que a escola tem uma duração de várias horas, o resultado é que frequentemente as crianças míopes chegam em casa depois da escola reclamando de dor de cabeça e vista cansada.

4- Existe uma dificuldade maior em brincar
Embora enxerguem normalmente de perto, o fato de crianças míopes não conseguirem enxergar de longe pode atrapalhar na hora da brincadeira. Esportes de contato e em equipe, como em que há lançamento de bolas ou elementos gráfico envolvidos, se tornam especialmente difíceis para crianças com essa condição.
Se você nota que a criança era ótima em jogar basquete e, depois de um tempo, passou a ter dificuldade para receber a bola, por exemplo, há uma possibilidade de ela estar enfrentando dificuldades maiores para enxergar de longe, precisando de óculos de grau.

 

Os sintomas de miopia em crianças têm a ver, principalmente, com o comportamento infantil. Por isso, fique de olho em quaisquer alterações para que você possa procurar um oftalmologista o quanto antes. Ignorar sintomas que indicam problemas na visão pode ser muito prejudicial no futuro! Fique atento!

 

Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo