Dia da Saúde Ocular – Confira 7 dicas para cuidar bem da sua visão!

Leia mais

Como anda a saúde dos seus olhos?

 

Se você pensou muito ou não conseguiu responder essa pergunta, este texto é pra você!

Isso porque hoje, 10 de julho, é comemorado o Dia da Saúde Ocular: data que relembra a importância de cuidar bem da visão!

Segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão: números preocupantes levando-se em conta que, em até 80% dos casos, as causas que levam à cegueira são previsíveis e/ou tratáveis.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que vai te ajudar a tratar melhor da sua visão!

Confira aqui: 7 dicas de cuidados diários que ajudam a manter os olhos sempre saudáveis:


1- ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
Não é só o coração que sofre com a má alimentação: o excesso de sal, fritura, açúcar e carne vermelha também prejudica a saúde dos olhos. Procure investir em uma dieta rica em frutas e em vegetais, como cenoura e espinafre, que diminuem a degeneração natural ocular e ampliam o alcance visual.

2- CIGARRO
Se você fuma, fique atento: o cigarro aumenta significativamente o risco de desenvolver alguns tipos de catarata, já que o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas oculares acelerando o envelhecimento e favorecendo o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado!

3- ÓCULOS DE SOL
Mais do que um acessório da moda, os óculos de sol são item essencial para ajudar a proteger os olhos. Seu uso é imprescindível não apenas para os dias ensolarados, pois, mesmo com o tempo nublado, há incidência de raios ultravioleta que podem causar danos à córnea, cristalino, retina e pálpebras.

4- MAQUIAGEM
Aparentemente inofensiva, a maquiagem pode ser um risco à visão se não forem tomados certos cuidados: sempre confira se os produtos são dermatologicamente testados e estão dentro da validade para não correr o risco de ter dermatite ou conjuntivite tóxica. Compartilhar lápis de olho, rímel e demais itens com outras pessoas também não é recomendável, uma vez que pode contaminar a maquiagem.

5- AUTOMEDICAÇÃO
Usar colírios e lubrificantes para aliviar a sensação de ressecamento ou de irritação nos olhos sem a recomendação médica pode causar graves problemas. Isso porque, alguns medicamentos, podem causar aumento da pressão arterial e ocular, constrição dos vasos na conjuntiva ocular, taquicardia, asma, depressão e até algumas doenças oculares irreversíveis, como a cegueira.

6- HORA DO SONO
Dormir pouco também é um hábito prejudicial à visão já que é durante o sono que acontece a regeneração de um pigmento da retina sensível à luz. A lubrificação dos olhos também é afetada com menos de 6 ou 8 horas na cama.

7- LENTES DE CONTATO
As lentes de contato devem ser utilizadas sempre durante o período indicado, cerca de 12 horas por dia. É importante lembrar que nunca se deve dormir com elas, para não atrapalhar a oxigenação dos olhos, aumentando o risco de infecções e deformidades na córnea.

 

Bônus:


OLÁ, OFTALMO!
Além dos cuidados do dia a dia, consultas periódicas com um especialista são fundamentais em todas as fases da vida, desde o nascimento! Lembre-se de dar aquele oi para seu oftalmologista para avaliar a qualidade da sua visão e as condições oculares anualmente ou sempre que apresentar sinais que indicam que você precisa de uma consulta!