Já está na hora? Confira se você precisa consultar um oftalmologista!

Leia mais

Já dizia sua avó: é melhor prevenir do que remediar! E não é que ela estava certa?

A prevenção é algo essencial, principalmente quando falamos sobre saúde e bem estar. Afinal, é melhor consultar um médico regularmente para ver se está tudo ok do que ser pego de surpresa, certo?

E com a saúde dos seus olhos não é diferente: apesar dos sinais comuns que indicam problemas de visão (dificuldade para ler, vista cansada, dores de cabeça, etc.), algumas doenças oculares são silenciosas e não apresentam sintomas até se agravarem.

Quer saber se está na hora de dar aquele alô para o oftalmologista?

Alguns sinais podem ajudar a descobrir:

  • Dores de cabeça: apesar de ser um sintoma comum, as dores de cabeça, principalmente após longos períodos na frente do computador, podem ser um indicativo de que algo não vai bem com sua visão e talvez um sinal de que você esteja precisando de óculos
  • Vista embaçada: você enxerga uma espécie de névoa que te impede de perceber alguns detalhes com nitidez? Este pode ser um sintoma de doenças oculares (como o astigmatismo) que pedem atenção de um especialista.
  • Sensibilidade à luz: ambientes com muita claridade te incomodam? Algumas síndromes de natureza oftalmológica apresentam a foto sensibilidade como sintoma. Vale ficar alerta!
  • Visão dupla: assim como a visão embaçada, a sensação de estar vendo tudo “em dobro” também pode ser sinal de algum problema ocular! Procure seu oftalmologista o quanto antes!

Além dos casos onde claramente há algo errado, as consultas ao oftalmologista (assim como a médicos de outras especialidades) pedem uma periodicidade.

Consultas preventivas anuais (para checar o grau, pressão e examinar a retina) são importantes para a prevenção de diversas doenças!

A idade também é um fator importante!

Depois dos 40 anos de idade, o olho passa por algumas mudanças que causam uma certa dificuldade para a leitura e a chance de doenças como glaucoma (que no início não causa nenhum sintoma mas depois de algum tempo podem causar perda da visão irreversível) e catarata aparecerem aumenta!

Portanto, fique ligado!

Esteja você apresentando sintomas ou não, mantenha suas consultas oftalmológicas em dia! E não se esqueça: diagnósticos só podem ser dados por especialistas! Nada de brincar com sua saúde!

Estamos conversados?

Ah, e se você gostou desse texto e quer saber um pouquinho mais sobre o assunto a gente te indica este link aqui ó!

Boa leitura e até a próxima!